segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ação Urgente
 
O investigador e estudante de doutoramento de ciência política e económica Alexander Sodiqov, do Tajiquistão, está detido há quase duas semanas e terá sido acusado do crime de “alta traição” ao Estado, no que pode ser condenad...o a uma pena de prisão de 12 a 20 anos, além de se encontrar em risco de tortura e maus tratos

Alexander Sodiqov desenvolvia na altura uma pesquisa para um projeto de doutoramento no Conselho Britânico de Investigação Económica e Social, o qual envolve as Universidades de Essex e de Newcastle. Foi detido quando conduzia uma entrevista para aquela pesquisa ao vice-presidente do Partido Social Democrata da região autónoma tajique de Gorno-Badakhshan, Alim Sherzamonov (da oposição).

A Amnistia Internacional sustenta que Alexander Sodiqov é um prisioneiro de consciência, o qual foi detido apenas por exercer o direito de liberdade de expressão enquanto realizava pesquisa académica legítima. Assim, a organização de direitos humanos insta as autoridades tajiques à libertação imediata e incondicional deste investigador, e ainda que lhe garantam acesso sem restrições e confidencial a advogado, assim como a visitas da família e eventual assistência médica de que necessite.

Inscrevam-se na RAU – http://bit.ly/Ativista – e recebam por email todas as informações deste caso, para que possam escrever a vossa carta.

Sem comentários:

Enviar um comentário