quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Red Hand Day comemora-se todos os anos, a 12 de fevereiro, para assinalar a entrada em vigor, em 2002, do Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança, que proíbe a utilização de crianças com menos de 18 anos em conflitos armados.
É também um evento simbólico que tem como objetivo alertar para a situação das crianças-soldado pois, apesar deste instrumento legal existir há já mais de uma década, cerca de 300 mil crianças continuam todos os anos a ser recrutadas para conflitos armados em países um pouco por todo o mundo, a ser submetidas a todo o tipo de abusos e a ser obrigadas a suportar a pior experiência que um ser humano pode viver: a da guerra.
O Red Hand Day é uma forma de chamar a atenção para este atentado aos Direitos Humanos e de denunciar a indiferença e a hipocrisia de muitos líderes mundiais que tardam em respeitar esta Convenção da ONU.
Em Estremoz, o Núcleo Local da Amnistia Internacional assinalou a data com uma ação simbólica: a afixação de uma faixa e a construção de um “jardim” de mãos vermelhas na Praça Dr. José Sena.

Sem comentários:

Enviar um comentário