terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

E se a obrigassem a casar com o homem que a violou?

Em março de 2012, Amina Filali suicidou-se após ter sido obrigada a casar-se com o homem que a violara. Tinha 16 anos. A morte dela foi o rastilho para uma onda de contestação contra a legislação que em Marrocos permitia que um violador não... fosse condenado se casasse com a vítima – ato pelo qual repunha a “honra” da vítima e da sua família. Na foto, a mãe de Amina segura a foto da filha uma semana após a sua morte.

Aquela lei foi mudada há poucos dias, a 22 de janeiro, mostrando que a ação coletiva é essencial para se conseguirem vitórias neste campo. Mas é preciso mais.

São necessárias ainda mais mudanças para dignificar a vida das mulheres e também das crianças marroquinas, pressionando o Parlamento de Marrocos a revogar e rever artigos discriminatórios que protegem os perpetradores de violações de direitos humanos em vez das vítimas.

É urgente fazer soar este apelo bem alto junto das autoridades marroquinas! Juntem-se a nós, assinem a petição em defesa das mulheres e crianças em Marrocos, aqui: http://bit.ly/PeticaoMarrocos

Sem comentários:

Enviar um comentário