quarta-feira, 7 de maio de 2014


Assine o apelo! Ajude a mudar a vida de Eskinder Nega!
 
Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala a 3 de maio, recordamos o caso de Eskinder Nega, um jornalista etíope condenado a 18 anos de prisão por criticar o governo.
O jornalista etíope Eskinder Nega foi condenado a uma pena de 18 anos de prisão em 2011, na sequência de alguns discursos e artigos que escreveu criticando o governo e apelando à liberdade de expressão. Eskinder Nega é um prisioneiro de consciência.

Há muito que Eskinder é considerado uma ameaça pelas autoridades etíopes. A sua escrita tornou-o um alvo frequente de perseguições, detenções e julgamentos. Entre 2006 e 2007, Eskinder e a sua esposa Serkalem Fasil foram detidos e levados a julgamento, acusados do crime de traição, entre outros, juntamente com 129 jornalistas, políticos da oposição e ativistas. Serkalem deu à luz o filho do casal, Nafkot, na prisão.

Em maio de 2013, Eskinder escreveu da prisão: “Viverei para ver a luz ao fim do túnel. Não sei se será uma espera longa ou não. Independentemente da forma como se desenrolarem os acontecimentos, eu irei continuar!

Recentemente as autoridades etíopes impuseram restrições às visitas que Eskinder pode receber na prisão, obrigando-o a dar o nome de apenas quatro pessoas, que serão as únicas autorizadas a visitá-lo. Estas restrições são uma violação da Constituição Etíope.

Assine o apelo.
http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=40&sf_pid=a077000000PGautAAD

1 comentário:

  1. Notícias como esta deixam-me em choque. Questiono-me como é possível em pleno século XXI, haver ainda raptos por grupos que actuam impunes e com o apoio das autoridades??!! Ponho-me no lugar dos pais e não consigo imaginar o seu sofrimento, a angústia da espera, o medo das atrocidades que as suas filhas podem sofrer.

    ResponderEliminar