quinta-feira, 31 de outubro de 2013


17 de outubro – Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

 

A pobreza, ou o risco dela, são alarmantes.

Onde? Em Portugal, claro!

Quem o afirma com todas as letras é a Rede Europeia Anti-Pobreza e os números do Instituto Nacional de Estatística relativos a 2012 não enganam: 25,3% da população residente em Portugal vivia em risco de pobreza ou exclusão social. 

Mais preocupante ainda, já que elas são – ou deveriam ser - o nosso futuro, é o elevado número de crianças em situação de carência (fome ou má alimentação), a que se associam a inexistência de cuidados de saúde e o abandono escolar).

No âmbito da campanha “Exija Dignidade”, a Amnistia Internacional (AI) – Portugal organizou, de 14 a 22 de Outubro, a Semana de Combate à Pobreza. Tratou-se de um conjunto diversificado de iniciativas (exposições, seminários, ações de recolha de produtos alimentares/brinquedos, visionamento de filmes/documentários...) que visavam refletir sobre a pobreza e procurar soluções concretas para minorar os seus efeitos.

Associando-se a esse esforço nacional e internacional, o núcleo de Estremoz da AI, em conjunto com o Clube dos Direitos Humanos da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz, organizou uma ação de recolha de leite e farinhas lácteas, que foram hoje (31 de outubro) entregues no Centro Social e Paroquial de Sto André.

É a nossa forma de dizer que não estamos indiferentes, que exijimos para os mais vulneráveis de nós - as crianças e os idosos - a dignidade que lhes é devida!

É, sobretudo, o nosso grito de alerta para uma situação que não podemos deixar agravar mais.

 

                                            Núcleo de Estremoz da Amnistia Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário