terça-feira, 16 de outubro de 2012

"OH MÃE, DEIA-NOS PÃO!" - ESCUTANDO QUOTIDIANOS DE POBREZA

Local
Auditório da Fraterna
Datas
de 2012.10.17 a 2012.11.04
Tipo de evento
Lançamento de Livro
Lançamento do Livro
21h30

Exposição
Segunda a Sexta
9h00 às 19h00

Exposição de fotografia de grupo de Fermentões, no âmbito do projeto Imagens à Margem

ParticipaçãoD. Manuel Martins
Bispo Emérito de Setúbal

Participação
Prof. Fernanda Rodrigues
Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e ex- Coordenadora do Plano Nacional de Ação para a inclusão (2006-2010)
MaePaoInterior
O Auditório da Fraterna recebe, no dia 17 de outubro, o lançamento do livro da autoria de Luiza Cortesão (Coord), Alexandra Carvalho, Rosário Silva, Francisco Neves e Clara Vieira. Este é o segundo de cinco livros, que resultam do trabalho de investigação do Instituto Paulo Freire de Portugal, em colaboração com a área de Comunidade, de Guimarães 2012. Este evento conta com a participação de D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal.
A problemática da pobreza é o tema principal deste livro. No entanto, este não foi construído no quadro de uma passiva e melancólica escuta de relatos de memórias e de situações vividas. Pretende, antes, dar eco a estas vozes, procurando trazer à consciência pública, a violência que representa viver em condições que não são compatíveis com a dignidade humana.

Já a exposição, que decorre do projeto Imagens à Margem, visa o desenvolvimento de ações que procuram promover o envolvimento das populações, na identificação dos seus problemas e das respetivas soluções.

Neste âmbito, em abril deste ano, foi realizada uma formação de fotografia e cidadania, destinada a utentes da Casa do Povo de Fermentões. Desta iniciativa, resultaram fotografias que representam as situações problemáticas que afetam este segmento.

Agora, é o produto deste trabalho que constitui esta exposição fotográfica, na qual se pretende salientar estas vozes e as respetivas opiniões sobre o seu futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário