sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Contra a pobreza e a exclusão social

De acordo com dados fornecidos pelo Banco Mundial, 1 bilhão e 100 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema (menos de 1 dólar por dia) e 2 bilhões e 700 milhões vivem em situação de pobreza moderada (entre 1 a 2 dólares por dia). Nos países da União Europeia, entre os quais se encontram alguns dos mais ricos do mundo, cerca de 85 milhões de pessoas viviam em risco de pobreza em 2008. Esta situação calamitosa te-se agravado nestes últimos tempos pela crise económica mundial, constitui uma inequívoca violação de um dos mais elementares Direitos Humanos, consignado no artigo 25º da Declaração Universal, o direito “a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação[…]”.

Depois das iniciativas promovidas em 2010 no âmbito do  Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e na sequência da iniciativa “24 horas pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, um grupo de organizações promove, de 17 a 23 de outubro, a “Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social - 2011”. Também Estremoz se associa a esta iniciativa:

- entre 17 e 23 de Outubro: recolha de alimentos (leite e papa cérelac) promovida pelo Clube dos Direitos Humanos em parceria com o Núcleo da Amnistia, na Escola Secundária Rainha Santa Isabel;

- Dia 18 (terça feira), às 21 horas no Atéjazz: tertúlia com voluntários que trabalham nesta área - “Café solidário". Estarão presentes:  representantes do Banco Alimentar de Évora e o sr. Vereador da Acção Social da CME.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário