segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Preocupação

Amnistia Internacional Portugal preocupada com as consequências da venda de parte da EDP à China Three Gorges Corporation
Confirmada a venda da participação portuguesa na EDP à China Three Gorges Corporation, a Amnistia Internacional Portugal alerta para a possibilidade de graves problemas ambientais, de direito à habitação e ao trabalho decorrentes desta transacção.
Na China a construção da grande obra de engenharia que é a barragem das Três Gargantas tem dado origem a sérios problemas de poluição do rio Yangtzé com secagem de pântanos, destruição do modo de vida de comunidades piscatórias, alternância de secas e de cheias com a consequente erosão dos terrenos e o aparecimento de doenças tropicais até então quase inexistentes tais como a schistomiase.
A barragem das Três Gargantas foi construída numa grande falha tectónica com grande instabilidade dos terrenos adjacentes: verificam-se grandes deslizamentos de terras até vários quilómetros de distância da barragem por vezes com destruição de aldeias inteiras.
Para a construção da barragem foram desalojados um milhão de cidadãos chineses, a maioria dos quais não recebeu uma indeminização justa ou teve direito a realojamento.
Isto demonstra a falta de respeito pelos direitos humanos e ambientais da companhia em questão. Também é conhecido o desrespeito pelo direito ao trabalho por parte das grandes empresas chinesas.
Tememos que acções futuras de construção ou ampliação de infraestruturas produtoras de energia eléctrica levadas a cabo pela China Three Gorges Corporation venham a reger-se pelos mesmos padrões de desrespeito dos direitos económicos, sociais e ambientais das populações.
Gostaríamos de saber se o governo português acautelou devidamente estes aspectos.
in

sábado, 17 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS

O Núcleo de Estremoz da Amnistia Internacional  deseja BOAS FESTAS!
Que a vela da esperança arda no coração de todos, pois "mais vale acender uma vela que maldizer a escuridão". E, em tempos de escuridão como hoje vivemos, é bom não esquecer que só a defesa da dignidade de cada ser humano pode trazer algum luz!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Maratona de Cartas



Decorreu entre 13 e 16 de Dezembro na Escola Secundária de Estremoz a Maratona de Cartas. Foram escritas muitas dezenas de cartas relativas aos cinco casos de violação de Direitos Humanos seleccionados pela Amnistia Internacional.
Foi também uma oportunidade de dar a conhecer o trabalho da Amnistia e muitas das situações que existem no mundo e que põem em causa a dignidade humana.


"Direitos Humanos no século XXI"

Decorreu no passado dia 13 no Atéjazzcafé em Estremoz mais um "Café Solidário", dinamizado pelo Núcleo de Estremoz da Amnistia Internacional. O tema em debate foi "Direitos Humanos no século XXI". Tratou-se de um diálogo vivo em que, a partir da discussão do tráfico de seres humanos nas suas variadas "modalidades", se debateram alguns dos desafios que hoje se colocam aos Direitos Humanos.
 Na ocasião foi entregue à representante da CERCI Estremoz o resultado da venda de cafés nos "Cafés Solidários".

O nosso agradecimento à colaboração do Atéjazzcafé e ao seu espírito de solidariedade!

Ajude-nos a ajudar!

Já assinou a carta por Inés Fernandéz Ortega e Valentina Rosendo Cantú? Exija justiça para estas mulheres, vítimas de violação levada a cabo por soldados mexicanos, em 2002. Apesar de terem apresentado queixa às autoridades, nenhuma investigação concreta teve lugar, e ninguém foi levado perante a justiça.

Ajudem-nos a ajudar! Basta imprimir a carta, assiná-la e enviá-la para o respectivo destinatário:

http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=811

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Maratona de cartas 2011

A Maratona de Cartas é o maior evento de Direitos Humanos e, este ano, realizar-se-á de 3 a 17 de Dezembro. Durante estes dias milhares de pessoas espalhadas pelo mundo terão a oportunidade de escrever cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco. O objectivo é chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições dos indivíduos e comunidades visadas.
No ano passado conseguimos aproximadamente 636.000 cartas em mais de 50 países. Este ano contamos com a sua ajuda para ultrapassar este número. Quantas mais cartas forem enviadas, maiores serão as possibilidades da melhoria das condições dos 5 casos que este ano iremos defender.
 
Cinco casos da Maratona de Carta de 2011
alt alt alt alt alt
México Arábia Saudita Coreia do Norte Russia Nigéria